LOGÍSTICA DE PORTOS

porto.png

A técnica de simulação por eventos discretos permite a modelagem, análise e otimização de sistemas logísticos. A avaliação de processos complexos, para os quais a utilização de métodos de cálculo simples não é suficiente, requer uma abordagem mais específica.

A análise do fluxo de materiais em um porto, por exemplo, permite a identificação dos possíveis gargalos do sistema antes mesmo do início de operação. A interação entre os diversos equipamentos não é trivial, e envolve as distribuições estatísticas da disponibilidade dos equipamentos, das condições atmosféricas e marítimas (swell), além de outras condições operacionais.

A determinação dos fatores de utilização dos equipamentos em função da capacidade da planta, por exemplo, fornece informações importantes para a programação de novas aquisições de equipamentos.

A ferramenta encontra utilização na avaliação de todo o processo produtivo, abrangendo desde complexos industriais completos até uma única etapa ou estação do sistema, com um nível de detalhamento tão grande quanto necessário, ou conforme a disponibilidade dos dados.