ENERGIA EÓLICA

Análise de vibração/ temperatura

De forma geral, o monitoramento de elementos rotativos pode ser feito através da análise de vibrações do equipamento. Logo, elementos como a caixa de engrenagens e os rolamentos podem ser monitorados quanto as suas integridades estruturais. Dados podem ser gerados com o objetivo de evidenciar a real condição de todo o sistema de transmissão mecânico de uma turbina eólica, prevenindo falhas inesperadas e onerosas. Além disso, esses dados podem ser tratados e enviados para um sistema de controle central e avaliados em tempo real.

A análise de temperatura pode ser realizada no gerador, na caixa de engrenagens ou no fluido lubrificante, evidenciando condições indesejadas na operação do equipamento.

Análise por FEM e CFD:

Várias turbinas eólicas em um campo amplo - KOT Engenharia

A análise por elementos finitos pode avaliar a estrutura de uma turbina eólica com relação aos seus comportamentos estático e dinâmico, verificando sua adequação frente aos diversos carregamentos presentes em sua estrutura e evidenciando, previamente, os pontos de risco. Além disso, a dinâmica de escoamento dos fluidos, que incidem nessa estrutura, pode ser avaliada, identificando, assim, a distribuição de esforços na estrutura de acordo com as condições ambientais.

Extensometria:

A extensometria de uma turbina eólica pode evidenciar as condições reais de carregamento presentes em sua estrutura. Os carregamentos causados pela incidência dos ventos nas pás dos rotores pode ser avaliada, por exemplo, com relação aos esforços de flexão causados nessas estruturas. Desse modo, dados para análises de fadiga podem ser levantados e variações de tensões podem ser identificadas para melhor avaliação da vida útil da estrutura.


QUAL SUA NECESSIDADE EM ENERGIA EÓLICA? PODEMOS AJUDAR.

Nome *
Nome