Dinâmica de Estruturas

ANÁLISE, COLETA DE DADOS DE VIBRAÇÕES E DINÂMICA DE ESTRUTURAS

A disciplina de dinâmica estrutural abrange o estudo e análise de estruturas submetidas a carregamentos cíclicos, em frequências próximas aos modos naturais da estrutura, devido à possibilidade de apresentarem elevadas amplitudes de vibração.

O risco operacional reside no fato de que as cargas dinâmicas provenientes dessas vibrações podem ser significativas, gerando solicitações à estrutura acima do previsto no cálculo estático, acelerando o processo de degradação da estrutura, ou até mesmo ao colapso.

Exemplos de estruturas nas quais as cargas dinâmicas são significativas, como torres e prédios altos, submetidas a cargas provenientes da ação do vento, são comumente objetos de estudo desta análise.

A KOT Engenharia desenvolve cálculos envolvendo dinâmica de estruturas como:

  • Extração Modal;

  • Vibração Forçada;

  • Análise Harmônica;

  • Análise Espectral;

  • Superposição Modal.

Além dos itens mencionados, outro tipo de análise frequentemente desenvolvida pela KOT são as análises de cargas dinâmicas em transportadores de correia. Estas são calculadas utilizando o Software HELIX Delta-T Dynamic Analysis. Este software considera todos os componentes mecânicos do transportador – motores, redutores, acoplamentos, rigidez da correia, roletes e tambores – e sua contribuição no carregamento dinâmico da estrutura.

Dinamica_Estruturas_1.gif
Dinamica_Estruturas_3.gif
 
Dinamica_Estruturas_2.gif
Dinamica_Estruturas_4.gif