Análise por Elementos Finitos

As análises estruturais estáticas e dinâmicas elaboradas pela KOT Engenharia utilizam o Método dos Elementos Finitos (MEF). Este método consiste na discretização ou divisão do domínio em um número finito de elementos que interagem entre si, permitindo a resolução de problemas envolvendo diversas disciplinas da Engenharia como:

  • Estruturas;

  • Térmica;

  • Fluidos;

  • Eletromagnetismo;

  • Análises Multidisciplinares (Multiphysics) também podem ser executadas.

A empresa utiliza os softwares NASTRAN, ANSYS e o PROCAL3D para desenvolvimento dos modelos 3D e análise MEF.

FEMAP/NASTRAN

O FEMAP/NASTRAN (NASA STRUCTURAL ANALYSIS) é um programa comercial do tipo CAE (Computer Aided Engineering), amplamente utilizado e reconhecido internacionalmente, que permite a solução de modelos em elementos finitos.

ANSYS

O software ANSYS também é uma ferramenta comercial do tipo CAE reconhecido por sua confiabilidade e grande portfólio de soluções para simular diversas condições e análises da engenharia, abrangendo desde análises estruturais até fluidodinâmicas.

PROCAL3D

Software desenvolvido pela KOT Engenharia para solução de problemas estruturais em máquinas de grande porte e estruturas metálicas, de acordo com as normas AISC, NBR6123, ISO5049-1 e FEM. Possui características especialmente desenvolvidas para o cálculo de máquinas de manuseio e transporte de materiais.

Elementos_Finitos_Empilhadeira.gif
Elementos_Finitos_Virador_Vagoes.gif
Elementos_Finitos_EP.png