Análise CFD

CFD (Computational Fluid Dinamics) é um conjunto de métodos numéricos computacionais que permitem a simulação de escoamentos de fluidos. Esse fenômeno é descrito pelas equações de Navier-Stokes que, exceto para escoamentos muito simples, não podem ser resolvidas de modo analítico. O CFD assume, então, posto de destaque na resolução desses problemas, reduzindo a necessidade de prototipagem e testes em escala, como, por exemplo, em túneis de vento.

Além das equações do escoamento, é possível solucionar por meio de pacotes e técnicas modernas de CFD, equações de difusão, reações químicas, magnetismo dentre outras. A vasta gama de aplicações desse método inclui hidráulica, aerodinâmica, simulações atmosféricas, simulação de combustão e de partículas suspensas.

A KOT utiliza softwares de CFD para a realização de diversos serviços, dentre eles otimização de geometrias para escoamentos internos, otimização aerodinâmica de perfis e para simulação de escoamentos em condutos livres. Além disso, esse método é utilizado, caso necessário, como auxiliar em outros serviços executados pela empresa, como por exemplo, na análise de forças aerodinâmicas e hidrodinâmicas atuantes sobre as estruturas analisadas pela empresa.

CFD_Predio.png